O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba lança nesta sexta-feira (18), às 10h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, um documentário sobre o jubileu de ouro do TCE, onde retrata a história e evolução da Corte de Contas paraibana, desde sua implantação no ano de 1971, passando por diversos momentos históricos que culminaram em 2021 com a celebração de 50 anos de atividades.

Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação, sob a supervisão do presidente do TCE-PB, conselheiro Fernando Catão, o documentário tem a duração de 30’minutos, com o título “50 anos do TCE”,  uma viagem no tempo que integra as comemorações de aniversário da Corte .

O roteiro conta a história do Tribunal de Contas desde o seu nascimento, por meio de projeto de lei 3.627 que o governador João Agripino sancionou em 31 de agosto de1970. A instalação ocorreu em 1º de março do ano seguinte.

O documentário apresenta ao público a evolução da Corte de Contas ao longo dos anos, sua composição e atividades, e mostrando ao espectador o papel e função da instituição junto à sociedade. O lançamento acontecerá com as presenças dos servidores, conselheiros, conselheiros aposentados, procuradores e familiares.

A produção reuniu 12 horas de entrevistas, gravadas  com conselheiros, conselheiros aposentados, procuradores e servidores. O vídeo será exibido nas TVs Câmaras e Assembleia. O documentário também será assistido na TV TCE- PB ( canal no YouTube). Na TV Câmara, será exibido nesta sexta-feira (18),  às 20h,  por meio do canal 6.2 (digital) e pelo canal 13 da Net (TV a cabo).

Segundo a coordenadora da Assessoria de Comunicação do TCE, a jornalista Fábia Carolino, o público terá a oportunidade de conhecer fatos  históricos e curiosidades que serão contadas por quem realmente viveu de perto a instalação do Tribunal de Contas. O documentário demonstra a importância do TCE  na vida de cada paraibano. “ O projeto foi longo e trabalhoso, mas também muito gratificante: Foi muito bom conhecer a história do TCE  a partir do olhar daqueles que passaram pelo tribunal, que fizeram e ainda fazem parte desta corte”, destacou.